Palavra indígena composta de Cariri ou Kiriri (calado, taciturno) e Assú ou Açú ou Guassú (sufixo aumentativo).
Situada sobre a plataforma da serra, São Pedro do Crato, São Pedro do Cariri, São Pedro e, finalmente Caririaçu tem sua provável origem vinda de Cariri, São Pedro e, finalmente Caririaçu tem sua provável origem vinda de Cariri ou Kiriri sinônimo de taciturno, calado e assu sufixo aumentativo, que embora se escreva açu ou assu indistintamente, a preferência vem sendo pelo primeiro sufixo, podendo ter sido os primeiros habitantes da serra José Joaquim de Santana ou Miguel Cavalcante Campos, conforme depoimento do historiador Irineu Pinheiro. Apresenta o município topografia acidentada. Foi principalmente habitado pelo índios cariris, originários da região do Rio São Francisco que vinham a procura de terras férteis e clima ameno. O nosso solo é um dos melhores para a agricultura especialmente a cultura do milho e da mandioca.
As festividade religiosas compareceram peregrinos de todas as comunidades adjacentes, numa desmonstração eloquente de religiosidade e fé católica. Objetivando as comemorações do dia do município 18 de agosto de 1974 com vasta programação foi instituída a semana do município, uma das maiores festas da cultura da cidade constando sempre com volumosa presença dos filhos da terra e de visitantes procendentes das mais diferentes localidades da região.
Os principais eventos culturais são:
Festa do Milho (Primeiro ou segundo sábado do mês de junho)
Festa do Padroeiro São Pedro (20 a 29 de junho)
Festa de Emancipação Politica (18 de agosto) - Cavalgada (Dia 19 de Agosto)
A base da economia local é a agricultura de sisal, algodão arbóreo e herbáceo, banana, cana-de-açúcar, milho e feijão; pecuária: bovino, suíno e avícola; e uma indústria de perfumaria, sabão e velas.
O município de Caririaçu também já foi o maior produtor de sisal (agavi) do estado do Ceará com 90% da produção do estado.
O topônimo Caririaçu vem do Tupi Cariri ou Kiriri (calado, taciturno) e Assú ou Açú ou (sufixo aumentativo), uma composição que significa Caladão. Sua denominação original era São José. Em agosto de 1876, foi elevado a categoria de vila com o nome "Serra de São Pedro", depois São Pedro do Crato (alusão à cidade mãe), São Pedro do Cariri, e desde 1943, Caririassú e por fim Caririaçu.
BRASÃO