O Município

Dados do município

Dados do município/localização

Anivers√°rio: 18 de agosto
Fundação:
Gentílico: Caririaçuense
Unidade Federatíva: Ceará
Mesoregi√£o: Sul
Microregião: Caririaçu
Dist√Ęncia para a capital: 503,00

Dados de características geográficas

√Ārea: 623,00
População estimada: 26892
Densidade: 42,00
Altitude: 691
Clima: Tropical quente sub√ļmido
Fuso Hor√°rio: UTC -3:00
Palavra ind√≠gena composta de Cariri ou Kiriri (calado, taciturno) e Ass√ļ ou A√ß√ļ ou Guass√ļ (sufixo aumentativo).
Situada sobre a plataforma da serra, S√£o Pedro do Crato, S√£o Pedro do Cariri, S√£o Pedro e, finalmente Cariria√ßu tem sua prov√°vel origem vinda de Cariri, S√£o Pedro e, finalmente Cariria√ßu tem sua prov√°vel origem vinda ?de Cariri ou Kiriri? sin√īnimo de taciturno, calado e assu sufixo aumentativo, que embora se escreva a√ßu ou assu indistintamente, a prefer√™ncia vem sendo pelo primeiro sufixo, podendo ter sido os primeiros habitantes da serra Jos√© Joaquim de Santana ou Miguel Cavalcante Campos, conforme depoimento do historiador Irineu Pinheiro. Apresenta o munic√≠pio topografia acidentada. Foi principalmente habitado pelo √≠ndios cariris, origin√°rios da regi√£o do Rio S√£o Francisco que vinham a procura de terras f√©rteis e clima ameno. O nosso solo √© um dos melhores para a agricultura especialmente a cultura do milho e da mandioca.
As festividade religiosas compareceram peregrinos de todas as comunidades adjacentes, numa desmonstra√ß√£o eloquente de religiosidade e f√© cat√≥lica. Objetivando as comemora√ß√Ķes do dia do munic√≠pio 18 de agosto de 1974 com vasta programa√ß√£o foi institu√≠da a semana do munic√≠pio, uma das maiores festas da cultura da cidade constando sempre com volumosa presen√ßa dos filhos da terra e de visitantes procendentes das mais diferentes localidades da regi√£o.
Os principais eventos culturais s√£o:

Festa do Padroeiro S√£o Pedro (20 a 29 de junho)
Festa de Emancipação Politica (18 de agosto) - Cavalgada (Dia 19 de Agosto)
A base da economia local √© a agricultura de sisal, algod√£o arb√≥reo e herb√°ceo, banana, cana-de-a√ß√ļcar, milho e feij√£o; pecu√°ria: bovino, su√≠no e av√≠cola; e uma ind√ļstria de perfumaria, sab√£o e velas.

O município de Caririaçu também já foi o maior produtor de sisal (agavi) do estado do Ceará com 90% da produção do estado.
O top√īnimo Cariria√ßu vem do Tupi Cariri ou Kiriri (calado, taciturno) e Ass√ļ ou A√ß√ļ ou (sufixo aumentativo), uma composi√ß√£o que significa Calad√£o. Sua denomina√ß√£o original era S√£o Jos√©. Em agosto de 1876, foi elevado a categoria de vila com o nome "Serra de S√£o Pedro", depois S√£o Pedro do Crato (alus√£o √† cidade m√£e), S√£o Pedro do Cariri, e desde 1943, Caririass√ļ e por fim Cariria√ßu.[6]

Bras√£o

Bras√£o Municipal

NOT√ćCIAS

#Obra | 28 DE SETEMBRO DE 2019

Retoques, pinturas e a ampliação com a construção de novos leitos, laboratório, lavanderia, estacionamento e muito mais

#Mobilidade | 16 DE SETEMBRO DE 2019

Esta é mais uma grande conquista da administração governando para o povo, que contempla todos os moradores da comunidade

#SetembroAmarelo | 14 DE SETEMBRO DE 2019

O dia "D" em comemoração ao Setembro Amarelo, mês da Prevenção ao Suicídio e a Valorização da Vida

#Obra | 13 DE SETEMBRO DE 2019

A comunidade contemplada neste momento, é o Sítio Bananeiras, compreendendo o trecho ligando ao Sítio Pedrosa

#DoeSangueDoeVida | 12 DE SETEMBRO DE 2019

Ser√° neste s√°bado(14), a partir das 08h:00, se estendendo at√© √†s 15h:00, na secretaria municipal de sa√ļde