A Associação dos Prefeitos do Ceará (APRECE) através da coordenadoria de comunicação, divulgou nota na noite desta quarta-feira, 17, negando a emissão de nota a imprensa com lista de municípios com desabastecimento de oxigênio medicinal.
"A Aprece nunca emitiu nenhuma nota pública para a imprensa com lista de municípios com desabastecimento de oxigênio. Houve um levantamento feito há uma semana (com informações repassadas pelos próprios secretários municipais cearenses). Esse levantamento gerou uma lista de municípios que apresentaram algum tipo de dificuldade no fornecimento de oxigênio em pelo menos uma unidade de saúde (não que estavam em colapso). A lista foi passada pela Aprece, por meio de ofício endereçado apenas ao Secretário de Saúde do Estado, no último sábado. Esse ofício acabou sendo vazado para a imprensa (não identificamos até o momento como isso aconteceu) e alguns veículos de comunicação distorceram e divulgaram erroneamente a informação."
De acordo com a diretora administrativa do hospital e maternidade Geraldo Lacerda Botelho, Dra. Gildênia Siebra, o hospital encontra-se totalmente abastecido com vários cilindros de oxigênio medicinal, insumo que é essencial à vida. Segundo ela, hoje o município conta com sete(07) pacientes em tratamento domiciliar fazendo o uso de oxigenoterapia, dois (02) pacientes no hospital usando oxigênio, oxigênio na emergência, na ala covid-19, na sala de parto e onze (11) na área reservada para o acondicionamento do insumo. Gildênia tranquiza a nossa população e lembra que Caririaçu não corre o risco de desabastecimento do oxigênio que é feito pela empresa Crajubar Gases, inclusive, o aconteceu um reabastecimento nesta terça-feira, 16. Ainda de acordo com Gildênia, todas as ações realizadas pelo hospital, o Ministério público MP Dr. Rafael Couto Vieira, tem o conhecimento, pois foi realizada uma audiência e repassadas todas as informações e que o hospital está com as portas abertas para receber quem vier a precisar dos serviços de saúde.