NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Esporte Há 212 dia(s)

CONFRATERNIZAÇÃO DO DIAS DAS MÃES NO PROJETO 3º TEMPO

Confraternização com as mães do projeto esporte 3 tempo. O evento contou com a equipe d [...]

#Cultura Há 212 dia(s)

LANÇADO EDITAL Nº 02/2024 PNAB PARA GRUPOS JUNINOS

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 02/2024 PARA CONCESSÃO DE SUBSÍDIO PARA MANUTENÇÃO DE E [...]

#Cultura Há 214 dia(s)

LANÇADO EDITAL Nº 01/2024 PNAB CARIRIAÇU

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE CULTURA DE CARIRIAÇU -CE EDITAL Nº 01/2024 DE FOMENTO A CULT [...]

#Cultura Há 226 dia(s)

REUNIÃO DE LANÇAMENTO DA POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC EM CARIRIAÇU E ESCUTA PÚBLICA PARA TODOS OS ARTISTAS

09 de Maio de 2024 REUNIÃO DE LANÇAMENTO DA POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC EM CARIRIA [...]

#Gestão Há 226 dia(s)

SALA DO EMPREENDEDOR DE CARIRIAÇU RECEBE SELO DIAMENTE

SALA DO EMPREENDEDOR O que é o Selo Sebrae de Referência em Atendimento? É uma meto [...]

#Esporte Há 233 dia(s)

A CORRIDA SÃO PEDRO, tem o percurso de 5 KM, para homens e mulheres, com largada e chegada na Igreja de São Pedro

REGULAMENTO DA III CORRIDA SÃO PEDRO Dia 16 de Junho de 2024 - Caririaçú-CE Sobre a Co [...]

#Gestão Há 233 dia(s)

CARIRIAÇU RECEBE PRÊMIO comenda de Índice de Gestão Municipal - IGM

Dra Jucileide Araújo esteve me representando na cidade de Milagres Ce no evento do 7° Fó [...]

#Educação Há 233 dia(s)

VEM AI VEM CANTAR FORRO

vem ai o Festival Vem Cantar Forró Inscrições iniciam dia 06 de maio de 2024. [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito