Notícias

Campanha de vacinação antirrábica será restrita aos municípios prioritários em 2019

Por decisão unilateral do Ministério da Saúde, ente legal responsável pela distribuição da vacina

#SAÚDE | POR AGNALDO DE OLIVEIRA | 30 DE OUTUBRO DE 2019 | 170

O município foi informado que o Governo Federal não dispõe de doses da antirrábica para todas as cidades brasileiras (Foto: Ilustração)

A prefeitura municipal de Caririaçu por meio da secretaria de municipal de saúde, vem informar que este ano não realiza campanha de vacinação de cães e gatos "por decisão unilateral do Ministério da Saúde, ente legal responsável pela distribuição da vacina".

O município foi informado que o Governo Federal não dispõe de doses da antirrábica para todas as cidades brasileiras e, por isso, disponibiliza a vacina em 2019 somente para localidades com cobertura inferior a 60% em 2018 ou que tenham apresentado casos de raiva animal no ano passado.

A insuficiência de vacinas se deve a um atraso do laboratório fornecedor, "que informou ter identificado problemas técnicos na produção da vacina antirrábica". Dos 27 estados brasileiros, apenas nove receberam doses da vacina. Ainda segundo o Ministério, "em 2019, foram enviadas mais de 10 milhões de doses para todo País, sendo mais de 670 mil doses para o estado do Ceará.


O Ministério da Saúde distribui vacinas para os estados, cabendo aos estados fazer a distribuição a seus municípios". A Secretaria da Saúde do Ceará comunicou que "obedecendo a critérios de prioridade, de acordo com o risco epidemiológico definido, do total dos 184 municípios do Ceará, apenas 24 realizaram ou realizarão a campanha de vacinação antirrábica animal este ano até posterior instrução".

Os critérios de prioridade estabelecidos pela Secretaria foram os seguintes:
(I) Coberturas vacinais 60% na campanha de vacinação antirrábica animal em 2018.
(II) Casos de raiva animal nos anos 2018 e 2019.
(III) Casos de raiva animal somente em 2019.
Assessoria de Imprensa

 

Deixe seu comentário