Notícias

Caminhada contra o mosquito Aedes Aegypti é realizada em Caririaçu

Febre amarela, zika, dengue e chikungunya são doenças transmitida pela picada do mosquito

| 03 DE ABRIL DE 2018 | 131

Foi feita a entrega de panfletos educativos para populares (Foto: Assessoria de Imprensa)

Na manhã de hoje(03) foi realizada uma caminhada de por algumas ruas da sede de Caririaçu. A caminhada foi idealizada por profissionais do PSF - 04 no Bairro José Augustinho e escola Maria Floscoelli.

Vale lembrar que essas mobilizações têm apoio total da administração governado para o povo prefeito Edmilson Leite e secretaria municipal de saúde, secretária Dra. Maysa Kelly

Foi feita a entrega de panfletos educativos para populares. E os estudantes saíram de frente a escola por volta das 8:40hs caminhando pela rua Luís Rolim, seguindo pela rua Carlos Morais, contornando na Rua José Nogueira de Melo e seguindo pela Rua Coronel Botelho, em seguida rua José Joaquim de Santa e por fim Carlos Morais, finalizando na praça Padre Augusto.

Houve participação em massa de alunos, professores, além dos profissionais de saúde como agentes de endemias, agentes de saúde, e outros profissionais do PSF-04. O DEMUTRAN - Departamento Municipal de Transito também auxiliou, sinalizando e organizando o transito por onde a macha ia passar.

ESSAS SAÕ AS DOENÇAS CAUSADAS PELO MOSQUITO

Febre Amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa causada por vírus e transmitida através da picada do mosquito. Os sintomas são: febre alta, mal estar, dores musculares, dor de cabeça e calafrios. Não há tratamento específico, o doente deve repousar e se hidratar bem.

Dengue

A dengue causa febre alta súbita, dor de cabeça e dor no corpo e articulações, náuseas e vômitos, também podem haver manchas vermelhas no corpo e coceira.

A doença tem uma forma mais grave, de evolução rápida, que produz hemorragias e pode levar à morte. Assim que aparecerem os sintomas o doente deve procurar o médico para confirmar a suspeita e cuidar adequadamente. Sem tratamento específico, deve ser feito repouso e hidratação.

Zika

A zika é uma doença recente no Brasil e que tem provocado muita preocupação, principalmente nas gestantes, pelo fato de estar sendo associada às ocorrências de microcefalia em recém-nascidos.

Apresenta sintomas leves como: febre não muito alta, dor de cabeça, dor nas articulações, manchas vermelhas no corpo com coceira, vermelhidão nos olhos e cansaço, em algumas pessoas pode não ter nenhum sintoma.

Chikungunya

?O primeiro relato de chikungunya no Brasil foi feito em 2014, no norte do pais. É uma doença que ocorre junto com a dengue e cujos sintomas se confundem: febre alta súbita, dor de cabeça constante, manchas vermelhas no corpo com coceira intensa e dor forte nas articulações com inchaço.

A doença pode se agravar em pessoas mais velhas, ou com doenças crônicas e autoimunes.

Assessoria de Imprensa

 

Deixe seu comentário