Notícias

Comemorações pelo “Novembro Azul” foi realizada esta manhã em Caririaçu

Mês da campanha de conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata

| 17 DE NOVEMBRO DE 2017 | 126

Profissionais da saúde estiveram fazendo durante toda a manhã, vários serviços gratuitos na praça Padre Augusto (Foto: Assessoria de Imprensa)

A prefeitura municipal de Caririaçu, prefeito Edmilson Leite através da secretaria municipal de saúde, secretária Dra. Bruna Valeriano, realizou durante a manhã de hoje (17), dia D de mobilização, em decorrência do Novembro Azul, mês da campanha de conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Com todo apoio da prefeitura municipal de Caririaçu, prefeito Edmilson Leite, profissionais da saúde estiveram fazendo durante toda a manhã, vários serviços gratuitos na praça Padre Augusto.

Na oportunidade foram realizadas orientações acerca da prevenção e combate ao câncer de próstata, panfletagem, entrega de preservativos, realização de teste rápido de sífilis e HIV, aferição da pressão arterial, ação de saúde bucal para homens, prevenção do câncer de boca, orientações com nutricionistas sobre hábitos saudáveis e alimentação correta.

Vários profissionais de diversas áreas da saúde estiveram presentes, como enfermeiros, médicos, dentistas e nutricionistas. Profissionais da secretaria de assistência social, trabalho e cidadania também estiveram acompanhando os trabalhos e ajudando na realização da mobilização.

SAIBA MAIS SOBRE A CAMPANHA

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro. No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação.

Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), adesão de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello), ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas.

Assessoria de Imprensa

 

Deixe seu comentário