Notícias

Apenas o animal abaixo de 24 meses deve ser vacinado na segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa

A campanha de vacinação contra a febre aftosa no Ceará teve início no dia 01

Data: 10 de novembro de 2017

Nesse período em que estamos, apenas aquele animal com idade inferior a 24 meses (2 anos) (Foto: Divulgação)

A campanha de vacinação contra a febre aftosa no Ceará teve início no dia 01/11 e deve se estender até o próximo dia 30.

Uma dúvida enfrentada pelo criador é sobre qual rebanho irá receber a dose nessa segunda etapa. Na primeira etapa que acontece sempre no mês de maio de cada ano, todo o rebanho recebe a vacina, já nesse período em que estamos, apenas aquele animal com idade inferior a 24 meses (2 anos).

É o que explica o Gerente da EMATERCE Sérgio Linhares, de acordo com ele, muito criador tem enfrentado dificuldades ao comprar a vacina, pois o vendedor, talvez por não conhecer essa regra, vende as doses correspondente ao rebanho completo.

No corrente exercício, o Estado conseguiu também mudar a estratégia de vacinação, sendo realizada a primeira etapa, em maio /2017, para todos os bovinos e bubalinos. Para que o objetivo seja alcançado, o índice de cobertura vacinal terá que ser superior a 90% dos rebanhos bovinos e bubalinos e 80% nas propriedades detentoras desses rebanhos, no estado do Ceará, nas duas etapas de vacinação, nos meses de maio e novembro.

Os avanços de risco desconhecidos, para livre de febre aftosa com vacinação, deveu-se às participações de parcerias importantes, entre ADAGRI, EMATERCE, FAEC e FETRAECE, por meio dos seus Sindicatos, Prefeituras Municipais, através de suas Secretarias, a Imprensa de modo geral, Agentes de Saúde, Lideranças Comunitárias e os próprios criadores, que são os responsáveis pela vacinação, e os principais beneficiados com a erradicação da doença.

Hoje o estado está no status livre da aftosa com vacinação, segundo Sérgio, o estado pode chegar ao status de livre da aftosa sem vacinação, se os índices forem como vem sendo, com avanços recorrentes e melhor cobertura vacinal.

Assessoria de Imprensa

 

Deixe seu comentário

Prefeitura Municipal de Caririaçu

LOCALIZAÇÃO

 Parque Recreio Paraiso, nº S/N Paraiso

 Tel: (88) 3547-1122 | 3547-1159

 

REDES SOCIAIS