CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 07/03/2024 SECRETARIA DE SAÚDE MUTIRÃO DE ENDOSCOPIAS EM CARIRIAÇU

A Prefeitura Municipal de Caririaçu, Administração Governando para o Povo, através da Secretaria Municipal de Saúde e Hospital e Maternidade Geraldo Lacerda Botelho, realizará no próximo dia 11 de março de 2024, 1º Mutirão de Endoscopias.

É uma iniciativa da Gestão, que busca viabilizar e zerar as filas de endoscopias no municipio.

Para a Secretaria de Saúde mantenedora do processo de mutirão de ED´s é uma grande conquista na realização desses exames que busca amenizar a fila de espera, vale ressaltar que o municipio tem termo de colaboração com o Consócio de Sáude - Policlínica Regional e a mesma não está suprindo com as demandas solicitadas e com isso, a Secretaria Municipal de Saúde buscou recursos próprios para realização de tais demandas.

Serão várias especialidades que entrarão nos diversos mutirões que serão realizados durante todo o ano.

Os Exames acontecem no Hospital e Maternidade Geraldo Lacerda Botelho, que hoje conta com uma estrutura para os atendimentos, e que vem sendo palco de grandes ações no ambito da saúde.

É Administração Governando para o Povo Cuidando de sua população!

#Saúde 19/01/2024 SECRETARIA DE SAÚDE HOSPITAL E MATERNIDADE GERALDO LACERDA BOTELHO PASSA POR MELHORIAS PARA MELHOR ATENDER A POPULAÇÃO!

Hospital e Maternidade Geraldo Lacerda Botelho, passa por melhorias de reformas e ampliação para assim melhorar o acolhimento e atendimento dos pacientes.

A Gestão Municipal e a Direção Geral do Hospital, realiza vistorias nas obras de adaptações e reestruturação das melhorias que estão sendo realizadas naquele Unidade Hospitalar, salas de atendimentos, bem como a compra de um gerador para melhor atender a população está sendo adquiridos pela gestão municipal.

#Saúde 07/11/2023 SECRETARIA DE SAÚDE SAÚDE ANIMAL: ATENÇÃO TUTORES! DIA D DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA SERÁ REALIZADO NESTE SÁBADO, 11 DE NOVEMBRO. SAÚDE ANIMAL: ATENÇÃO TUTORES! DIA D DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA SERÁ REALIZADO NESTE SÁBADO, 11 DE NOVEMBRO, NA SEDE DO MUNICÍPIO DE CARIRIAÇU.
#Saúde 07/11/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de Saúde de Caririaçu realizou uma reunião de avaliação dos indicadores do Previne Brasil Secretaria de Saúde de Caririaçu realizou uma reunião de avaliação dos indicadores do Previne Brasil, no auditório da Secretária de Educação.
#Saúde 20/10/2023 SECRETARIA DE SAÚDE A Prefeitura de Caririaçu e a Secretaria Municipal de Saúde estão empenhadas durante todo o mês de outubro.

19 de Outubro

#saúde

A Prefeitura de Caririaçu e a Secretaria Municipal de Saúde estão empenhadas durante todo o mês de outubro em intensificar as ações voltadas para a saúde da mulher.

Uma das iniciativas de destaque é a ampliação da oferta de diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero por meio dos atendimentos noturnos . É uma forma de garantir que todos tenham acesso à prevenção e ao cuidado com a saúde.

#Saúde 06/10/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Outubro Rosa - Mês de Conscientização Sobre o Câncer de Mama

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O evento "Repensando o Outubro Rosa: como aumentar o engajamento com o público virtualmente, pode ser acessado aqui.

No Brasil, em 2018, a Lei nº 13.733 instituiu o Mês de conscientização sobre o câncer de mama - outubro rosa, período em que devem ser desenvolvidas as seguintes atividades, entre outras:

I - iluminação de prédios públicos com luzes de cor rosa;

II - promoção de palestras, eventos e atividades educativas;

III - veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de informações em banners , em folders e em outros materiais ilustrativos e exemplificativos sobre a prevenção ao câncer, que contemplem a generalidade do tema.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA), participa do movimento desde 2010 e promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o assunto, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

Para o Brasil, a estimativa foi de 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

Esse tipo de câncer também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Fontes:

Instituto Nacional de Câncer (INCA)

Union for International Cancer Control (UICC)

#Saúde 04/10/2023 SECRETARIA DE SAÚDE 04 DE OUTUBRO DIA NACIONAL DOS AGENTES DE SAÚDE E AGENTES DE ENDEMIAS!
#Saúde 02/10/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Os caririaçuenses poderão enxergar mais longe Prefeitura de Caririaçu vai zerar fila de cirurgias de catarata.
#Saúde 27/09/2023 SECRETARIA DE SAÚDE COM ECONOMIA PROPRIA PREFEITURA DE CARIRIAÇU CONTRATA EQUIPE ESPECIALIZADA EM OFTALMOLOGIA PARA ZERAR FILAS

ATENÇÃO!

COM ECONOMIA PROPRIA O PREFEITO EDMILSON LEITE CONTRATOU UMA EQUIPE

ESPECIALIZADA EM OFTALMOLOGIA O DRº FELIPE E SUA EQUIPE, ONDE IRAR REALIZAR CIRUGIAS DE CATARATAS NO HOSPITAL E MATERNIDA GERALDO LACERDA BOTELHO, QUE SEGUIRAR O SEGUINTE CRONOGRAMA ATENDENDO DE INICIO 160 PACIENTES.

1. DIA 01 DE OUTUBRO

SERA ATENDIDO 40 CIRURGIAS NO CENTRO CIRÚRGICO DO HOSPITAL E MATERNIDADE GERALDO LACERDA BOTELHO DIA 29 DE OUTUBRO;

2. DIA 29 DE OUTUBRO;

SERA ATENDIDO MAIS 40 CIRURGIAS NO CENTRO CIRÚRGICO DO HOSPITAL E MATERNIDADE GERALDO LACERDA BOTELHO;

3. DIA 26 DE NOVEMBRO

SERA ATENDIDO MAIS 40 CIRURGIAS NO CENTRO CIRÚRGICO DO HOSPITAL E MATERNIDADE GERALDO LACERDA BOTELHO;

4. DIA 29 DE DEZEMBRO

SERA ATENDIDO MAIS 40 CIRURGIAS NO CENTRO CIRÚRGICO DO HOSPITAL E MATERNIDADE GERALDO LACERDA BOTELHO.

É IMPORTANTE LEMBRAR QUE TODO ATENDIMENTO SERÁ REALIAZDO NO CENTRO

CIRURGICO DO NOSSO HOSPITAL NO MUNICIPIO DE CARIRIAÇU.

#Saúde 20/10/2021 SECRETARIA DE SAÚDE AGUARDE A CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA!

A divulgação do cronograma será no dia 21 de outubro de 2021 para aplicação na zona rural e zona urbana.

#Saúde 12/04/2021 SECRETARIA DE SAÚDE CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE ( INFLUENZA ) 2021, DE 13 DE ABRIL A 09 DE JULHO.

A Prefeitura Municipal de Caririaçu, Sdministração Governando para o Povo, Prefeito Edmilson Leite, vice-prefeito Rosivan Leite, por meio da Secretaria de Saúde, através da coordenação de imunização, comunica a toda população o início da 23ª campanha nacional de vacinação contra a infuenza( GRIPE ), de 13 de abril a 09 de julho de 2021, em todos os postos de saúde do município. Esse ano, a vacinação será dividida em três etapas, tendo três fases para imunização dos grupos prioritários.

CONFIRA AS ETAPAS DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE ( H1N1 ).

PRIMEIRA FASE: Crianças de seis (6) meses a menores de seis (6) anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas ( até 45 dias após o parto ), povos indígenas e trabalhadores da saúde.

SEGUNDA FASE: Idosos com 60 anos ou mais, professores das escolas públicas e privadas.

TERCEIRA FASE: Pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

GRUPOS PRIORITÁRIOS PARA A VACINAÇÃO:

# Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);

# Gestantes e puérperas; povos indígenas; trabalhadores da saúde;

# Idosos com 60 anos ou mais;

# Professores da rede pública e privada;

# Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

# Pessoas com deficiência permanente;

# Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;

# Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;

# Trabalhadores portuários;

# Funcionários do sistema prisional;

# Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

# População privada de liberdade.

Atenção! A Secretaria de Saúde reforça, ainda, que as medidas de proteção, como o uso de máscaras e o respeito ao distanciamento social, devem ser mantidas durante a ida as salas de vacinação. Procure o posto de saúde mais próximo de sua casa e vacine-se.

VACINE-SE! E NÃO ESQUEÇA A CADERNETA DE VACINA E O CARTÃO DO SUS.

#Saúde 18/03/2021 SECRETARIA DE SAÚDE É MENTIRA A NOTÍCIA SOBRE O POSSÍVEL DESABASTECIMENTO DO OXIGÊNIO MEDICINAL NO HOSPITAL DE CARIRIAÇU, DIZ APRECE.

A Associação dos Prefeitos do Ceará (APRECE) através da coordenadoria de comunicação, divulgou nota na noite desta quarta-feira, 17, negando a emissão de nota a imprensa com lista de municípios com desabastecimento de oxigênio medicinal.

"A Aprece nunca emitiu nenhuma nota pública para a imprensa com lista de municípios com desabastecimento de oxigênio. Houve um levantamento feito há uma semana (com informações repassadas pelos próprios secretários municipais cearenses). Esse levantamento gerou uma lista de municípios que apresentaram algum tipo de dificuldade no fornecimento de oxigênio em pelo menos uma unidade de saúde (não que estavam em colapso). A lista foi passada pela Aprece, por meio de ofício endereçado apenas ao Secretário de Saúde do Estado, no último sábado. Esse ofício acabou sendo vazado para a imprensa (não identificamos até o momento como isso aconteceu) e alguns veículos de comunicação distorceram e divulgaram erroneamente a informação."

De acordo com a diretora administrativa do hospital e maternidade Geraldo Lacerda Botelho, Dra. Gildênia Siebra, o hospital encontra-se totalmente abastecido com vários cilindros de oxigênio medicinal, insumo que é essencial à vida. Segundo ela, hoje o município conta com sete(07) pacientes em tratamento domiciliar fazendo o uso de oxigenoterapia, dois (02) pacientes no hospital usando oxigênio, oxigênio na emergência, na ala covid-19, na sala de parto e onze (11) na área reservada para o acondicionamento do insumo. Gildênia tranquiza a nossa população e lembra que Caririaçu não corre o risco de desabastecimento do oxigênio que é feito pela empresa Crajubar Gases, inclusive, o aconteceu um reabastecimento nesta terça-feira, 16. Ainda de acordo com Gildênia, todas as ações realizadas pelo hospital, o Ministério público MP Dr. Rafael Couto Vieira, tem o conhecimento, pois foi realizada uma audiência e repassadas todas as informações e que o hospital está com as portas abertas para receber quem vier a precisar dos serviços de saúde.

#Saúde 13/08/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Base Decentralizada do Samu é inaugurada em Caririaçu O cidadão ou cidadã poderá acionar o serviço por meio de ligação telefônica através do número 192
#Saúde 06/08/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Laboratório de análises clinicas inaugurado no hospital e maternidade Geraldo Lacerda Botelho A administração homenageia neste equipamento público a senhora Leopoldina Ferreira Lima(DONA DINA).
#Saúde 30/07/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Central de Abastecimento Farmacêutico reabastecida esta manhã em Caririaçu A Central de Abastecimento Farmacêutico - CAF, fica localizada no centro da cidade, rua José Borges, praça Padre Augusto
#Saúde 24/07/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Distrito de Primavera em festa: Unidade Básica de Saúde inaugurada na comunidade A UBS do distrito de Primavera homenageia o senhor Manoel Pedro
#Saúde 23/07/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura municipal de Caririaçu inaugura moderna Unidade Básica de Saúde no distrito de Valença “É com muita alegria que vejo esse sonho da comunidade virar realidade”, disse o prefeito Edmilson Leite
#Saúde 18/07/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO E INFRAESTRUTURA Moderna Unidade Básica de Saúde foi concluída no distrito de Primavera Tudo isso só foi possível, graças ao empenho e dedicação de toda equipe da administração municipal
#Saúde 26/06/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Caririaçu faz entrega de cadeira de rodas aos 13 PSFs do município As cadeiras de rodas foram compradas com recursos próprios
#Saúde 09/06/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Moderna Unidade Básica de Saúde foi concluída no distrito de Valença
#Saúde 20/05/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Central de Abastecimento Farmacêutico reabastecida com novo lote de medicamentos Para ter acesso ao medicamento, o paciente só precisa levar a prescrição médica(receita) para receber o medicamento
#Saúde 14/05/2020 PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Prefeitura de Caririaçu publica decreto e intensifica as medidas de enfrentamento à disseminação no novo coronavírus

DECRETO: 015/2020 INTENSIFICA AS MEDIDAS DE ENFRENTAMENTO À DISSEMINAÇÃO DO NOVO CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO DE CARIRIAÇU, DISPÕE SOBRE O FUNCIONAMENTO DE EQUIPAMENTOS PÚBLICOS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. AVISO: 01/2020 AVISO DE ADESÃO

INTENSIFICA AS MEDIDAS DE ENFRENTAMENTO À DISSEMINAÇÃO DO NOVO CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO DE CARIRIAÇU, DISPÕE SOBRE O FUNCIONAMENTO DE EQUIPAMENTOS PÚBLICOS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE CARIRIAÇU, Estado do Ceará, no uso das atribuições legais previstas da Lei Orgânica do Município; CONSIDERANDO que a saúde é direito de todos e dever do Estado, nos termos do art. 196 da Constituição Federal;

CONSIDERANDO o Decreto Estadual n° 33.575, de 05 de maio de 2020, que prorrogou as medidas restritivas de isolamento social anteriormente fixadas, até 20 de maio de 2020, estabelecendo outras ações;

CONSIDERANDO que o município de Caririaçu tem mantido posicionamento correlato as decisões do Governo do Estado para enfrentamento à pandemia do novo coronavírus;

CONSIDERANDO que os dados apontam para o crescimento do número de casos da COVID-19 neste Município, mas que através do enfrentamento e da responsabilidade social da população a situação poderá ser mitigada;

CONSIDERANDO ser a vida do cidadão o direito fundamental de maior expressão constitucional, sendo obrigação do Poder Público, em situações excepcionais, agir com seu legítimo poder de polícia para a proteção das garantias e direitos constitucionais, adotando as ações necessárias, por mais que, para tanto, restrições a outros direitos se imponham;

CONSIDERANDO a necessidade da adoção de medidas para promover o isolamento social da população durante o período excepcional de surto da pandemia, sendo já senso comum, inclusive de toda a comunidade científica, de que esse distanciamento constitui uma das mais importantes e eficazes medidas de controle do avanço do vírus;

CONSIDERANDO a imprescindibilidade de medidas mais restritivas, devendo, ainda, haver compreensão de todos quanto aos riscos efetivamente corridos, bem como a adesão do isolamento social, ficando a cargo do Poder Público as providências necessárias para a observância das medidas;

CONSIDERANDO o que já foi estabelecido pelos Decretos Municipais nº 06, de 17 de março de 2020, nº 08, de 24 de março de 2020, nº 09, de 30 de março de 2020, n° 11 de 06 de abril de 2020 e nº 14 de 06 de maio de 2020, adotando medidas para o enfrentamento da disseminação do novo coronavírus;

DECRETA: Art. 1º As pessoas comprovadamente infectadas ou com suspeita de contágio pelo novo coronavírus (COVID-19) deverão obrigatoriamente permanecer em confinamento domiciliar, em unidade hospitalar ou em lugar definido por autoridade de saúde.

§ 1° A inobservância do dever do confinamento para as pessoas descritas no caput deste artigo, ensejará ao infrator a devida responsabilização, na esfera administrativa ou criminal.

§ 2° Para o cumprimento da medida, caso seja necessário, a Guarda Civil Municipal poderá fazer uso da força, inclusive mediante ajuda policial, sem prejuízo das sanções cabíveis. Art. 2° Em caráter excepcional, e em virtude da baixa adesão ao distanciamento social obrigatório já decretado pelo Estado do Ceará e neste Município, faz-se necessário intensificar as medidas de restrição previstas nos decretos anteriores, restando determinadas as seguintes medidas, até o dia 20 de maio de 2020, passível de prorrogação:

I - Restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres, poderão funcionar apenas por serviços de tele entrega (delivery), inclusive por aplicativo, sendo terminantemente proibido, em quaisquer casos, o atendimento presencial de clientes nas suas dependências ou na frente do mesmo;

II - Toda e qualquer atividade classificada como não essencial poderá funcionar, exclusivamente, com o serviço de tele entrega (delivery), com o número de funcionários reduzidos, ficando obrigados a utilizarem os equipamentos de proteção individual indicados pelo Ministério da Saúde, sob pena de fechamento do estabelecimento comercial e suspensão do alvará de funcionamento, enquanto perdurar os efeitos da pandemia;

III - Os estabelecimentos que prestam atividade classificada como não essencial poderão receber produtos/mercadorias das transportadoras, desde que observadas as recomendações de proteção do Ministério da Saúde, sob pena do estabelecimento comercial ser fechado e ter a suspensão do alvará de funcionamento, enquanto perdurar os efeitos da pandemia;

IV - Fica autorizada a venda de máscaras de proteção caseiras, em regime de tele entrega (delivery), sendo também vedado o atendimento presencial a fim de evitar aglomerações;

V - Fica estabelecido de forma obrigatória a utilização de máscaras faciais para os mototaxistas, taxistas e motoristas de aplicativos, bem como dos respectivos passageiros, devendo ser a realizada a devida higienização dos bancos e capacetes sempre após o uso

Art. 3° Deverá ser intensificada a fiscalização, inclusive de trânsito, em todo o Município, a fim de garantir o êxito do isolamento social e a diminuição da circulação de pessoas.

Parágrafo único. A Guarda Civil Municipal e o Departamento Municipal de Trânsito, sob a supervisão da Secretaria Municipal da Saúde, poderão interditar vias e logradouros públicos visando reduzir a circulação de pessoas e de veículos.

Art. 4° Os serviços e atividades autorizados a funcionar neste Município, no período de enfrentamento do novo coronavírus (COVID-19), deverão observar todas as providências necessárias para evitar aglomerações nos estabelecimentos, preservar o distanciamento mínimo entre as pessoas e garantir a segurança de clientes e funcionários, sem prejuízo da observância obrigatória das seguintes medidas:

I - disponibilização de álcool 70% (setenta por cento) a clientes e funcionários, preferencialmente em gel;

II - uso obrigatório por todos os trabalhadores de máscaras de proteção, individuais ou caseiras, bem como de outros equipamentos de proteção individual que sejam indispensáveis ao seguro desempenho laboral;

III - dever de impedir o acesso ao estabelecimento de pessoas que não estejam usando máscaras, bem como a impedir a permanência simultânea de clientes no seu interior que inviabilize o distanciamento social mínimo de 2 (dois) metros;

IV - autorização para ingresso nos estabelecimentos de somente uma pessoa por família, vedada a permanência no local por tempo superior ao estritamente necessário para a aquisição dos produtos /ou prestação do serviço;

V - atendimento prioritário das pessoas do grupo de risco da COVID-19.

§ 1° No cumprimento ao disposto no inciso III, do caput, deste artigo, os estabelecimentos deverão afixar cartazes, nas respectivas entradas, informando sobre a obrigatoriedade de uso de máscaras e medidas de higiene, além do dever de distanciamento mínimo de 2 (dois) metros entre as pessoas.

§ 2° As restrições previstas no inciso III, do caput, deste artigo, não se aplicam a serviços públicos essenciais relativos à saúde e à segurança. Art. 5° Em consonância com o Decreto Municipal n° 14, de 06 de maio de 2020, é obrigatório o uso de máscara de proteção facial para circulação no Município de Caririaçu, devendo ser respeitado os seus termos por toda a população, em especial pelos estabelecimentos em funcionamento, aplicando-se, se for o caso, a sanção de multa.

Art. 6° Fica estabelecido o dever geral de cooperação social durante o período de vigência das políticas de isolamento social, cumprindo aos cidadãos e demais entidades o dever de colaboração, nomeadamente no cumprimento de ordens ou instruções dos órgãos e agentes responsáveis pela segurança e saúde pública na pronta satisfação de solicitações que justificadamente lhes sejam feitas pelas entidades competentes para a concretização das medidas previstas.

Parágrafo único. Em caso de descumprimento a quaisquer dos deveres estabelecidos, os servidores públicos fiscalizadores e agentes da Guarda Civil Municipal do e Departamento Municipal de Trânsito de C deverão ordenar a medida de conformidade cabível, bem assim, em caso de recusa, adotar as devidas providências legais.

Art. 7° Fica mantida a proibição de aglomeração de pessoas em locais ou espaços públicos ou privados, não sendo permitida a realização de eventos privados que promovam o acúmulo de pessoas, restando, inclusive, à população o dever de colaboração de informar às autoridades para a adoção das providências cabíveis.

Art. 8° Fica mantida as determinações municipais e as estaduais, no âmbito deste Município, quanto às atividades da construção civil, atividades industriais, salões de beleza, barbearias e academias de esporte de todas as modalidades.

Art. 9° O funcionamento dos equipamentos e espaços públicos a seguir descritos ficam sujeitos às restrições de circulação e horário de funcionamento abaixo relacionadas.

§ 1º O Mercado Público de Caririaçu funcionará todos os dias até o meio dia, sem prejuízo da observância do uso de máscaras e a proibição de aglomerações, podendo ser limitada a entrada de pessoas de modo que torne inviável o distanciamento mínimo exigido neste Decreto.

§ 2º A feira municipal localizada nas Ruas Coronel Botelho, Coronel Vulpino e Carlos Morais, conhecida como "Rua da Feira", funcionará apenas 2 (dois) dias na semana, ficando terminantemente proibida a instalação de barracas de pessoas oriundas de outros municípios, sem prejuízo da observância do uso de máscaras e a proibição de aglomerações.

§ 3º As praças públicas municipais, em especial a Praça Padre Augusto no centro de Caririaçu, poderão ser interditadas através de faixas de isolamento, competindo a Guarda Municipal zelar pela observância deste decreto e evitar a ruptura das barreiras colocadas.

§ 4° Os campos de futebol e quaisquer outras áreas de lazer e espaços festivos que importem aglomerações de pessoas poderão ser fechados, nos moldes do § 3°, a fim de evitar a contaminação e propagação do vírus

§ 5° A inobservância das regras descritas nos parágrafos anteriores ensejará ao infrator a aplicação de penalidades, tais como o recolhimento de mercadorias e apreensão de bens, dispersão de pessoas, aplicação de multa de até R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e, em caso de resistência, uso da força policial, além da condução à Delegacia de Policia Civil para lavratura de termo pelo crime previsto no art. 330 do Código Penal Brasileiro, a fim de coibir práticas que contrariem as recomendações dos órgãos de saúde.

Art. 10. Este Decreto entra em vigor na data da sua publicação e suas medidas poderão ser renovadas após o dia 20 de maio de 2020, nos termos fixados pelo Poder Executivo Estadual e Municipal, revogadas as disposições em contrário.

Prefeitura Municipal de Caririaçu, Estado do Ceará, aos 13 (treze) dias do mês de maio do ano de 2020 (dois mil e vinte).

#Saúde 17/04/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Carro fumacê irá pulverizar as ruas neste sábado em Caririaçu Previsão de início às 05horas da manhã, em todas as ruas da sede do nosso município
#Saúde 16/02/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Dia D de vacinação contra o sarampo foi realizado no último sábado A ação foi realizada em todos os postos de saúde com aplicação da vacina imunizando todo público alvo
#Saúde 17/12/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Dezembro vermelho: Ação de mobilização social será realizada nesta quinta 19 em Caririaçu O objetivo da campanha é alertar a população sobre a prevenção e combate ao vírus HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis
#Saúde 06/12/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Dezembro Vermelho: Dia Mundial de Luta contra a AIDS A iniciativa foi bem aceita e, até hoje, o Primeiro de Dezembro é marcado em todo o mundo como a data para o combate ao preconceito e ao estigma em torno da doença
#Saúde 28/11/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Novembro azul: Campanha chega ao final com dia “D” de mobilização em Caririaçu Nesta sexta-feira(29), a partir das 08:00 horas da manhã, na praça Padre Augusto
#Saúde 26/11/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Profissionais de saúde passam por treinamento sobre atendimento pré-hospitalar O treinamento com carga horária de 20h, foi iniciado na manhã desta segunda-feira(25)
#Saúde 30/10/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Campanha de vacinação antirrábica será restrita aos municípios prioritários em 2019 Por decisão unilateral do Ministério da Saúde, ente legal responsável pela distribuição da vacina
#Saúde 23/10/2019 SECRETARIA DE SAÚDE CAF é reabastecida com novo lote de medicamentos A Central de Abastecimento Farmacêutico-CAF, fica localizada no centro da cidade, rua José Borges
#Saúde 18/10/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Campanha de vacinação contra o sarampo: Dia “D” acontece neste sábado 19 Das 08h:00 às 14h:00, no posto central, PSF-5, rua Zuli Morais, S/N - Centro
#Saúde 18/10/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Dia “D” em alusão ao outubro rosa foi realizado esta manhã em Caririaçu Ação de mobilização social, em alusão ao mês de prevenção ao câncer de mama
#Saúde 17/10/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Outubro Rosa: Dia “D” será realizado nesta sexta-feira 18 em Caririaçu Ação de mobilização social, em alusão ao mês de prevenção ao câncer de mama
#Saúde 15/10/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeito Edmilson Leite participa de reunião com o secretário de estado da saúde Em pauta, o cenário situacional e os processos de organização das ações e serviços nas Regiões de Saúde
#Saúde 05/10/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Campanha de vacinação contra o sarampo será iniciada nesta segunda 07 É de fundamental importância que os pais ou responsáveis levem seus filhos às unidades de saúde
#Saúde 29/08/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Oficina sobre aleitamento materno e alimentação saudável para crianças foi realizada em Caririaçu Com o intuito de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos
#Saúde 24/08/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Mais duas ambulâncias entregue em Caririaçu pelo prefeito Edmilson Leite Os 02 novos veículos já estão à disposição do Hospital e Maternidade Geraldo Lacerda Botelho
#Saúde 16/08/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, MULHER, TRABALHO E CIDADANIA Com apoio logístico da prefeitura, farmácia oferece serviços gratuitos em praça pública em Caririaçu FARMAPRAÇA. Esse foi o serviço oferecido pela Flor de Juá – Farmácia de manipulação durante toda a manhã de sexta-feira
#Saúde 10/08/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Caririaçu representado na Conferência Nacional de Saúde realizada em Brasília Caririaçu faz parte de mais um capítulo na história de construção do SUS
#Saúde 27/07/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Caririaçu é mais saúde: CAF é reabastecida com mais um lote de medicamentos A CAF fica localizada no centro da cidade, na rua José Borges, em frente à praça Padre Augusto
#Saúde 26/07/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Conscientização para o combate ao mosquito Aedes aegypti realizado no centro da cidade Houve panfletagem e orientações sobre as formas de prevenir e fazer com que o mosquito não se reproduza
#Saúde 26/07/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Julho amarelo: Dia mundial de combate as hepatites virais comemorado em Caririaçu 28 de julho, data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a celebrar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais
#Saúde 25/07/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de saúde realiza reabertura do Comitê de Enfrentamento das Arboviroses Este comitê tem o intuito de planejar e monitorar as ações municipais no combate ao mosquito aedes aegypti
#Saúde 04/07/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Agentes de saúde participam de encontro sobre humanização e acolhimento A Coordenadora da Atenção Primária do Município, Lidiane Brilhante, falou sobre a importância de acolher os usuários com humanidade e afeto
#Saúde 12/06/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Agentes comunitários de endemias passam por treinamento sobre o tema arboviroses Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela
#Saúde 11/06/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Caririaçu recebe novo lote de vacina contra a gripe H1N1 Destinadas a segunda dose de crianças como também aos grupos prioritários
#Saúde 30/05/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria municipal de saúde comemora dia internacional da enfermagem O dia internacional da enfermagem é celebrado mundialmente desde 1965
#Saúde 29/05/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de saúde faz entrega de equipamentos para agentes de endemias Contou com a participação de todos os profissionais, bem como da secretária Maysa e de coordenadores
#Saúde 15/05/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria municipal de saúde realiza ações em escolas da rede municipal em Caririaçu Essas ações são realizadas por meio do programa PSE – Programa Saúde na Escola
#Saúde 13/05/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Caririaçu é mais saúde: CAF reabastecida com novo lote de medicamentos Para ter acesso ao medicamento, o paciente só precisa levar a receita médica
#Saúde 02/05/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Dia D de vacinação contra a influenza(gripe) acontece neste sábado 04 em Caririaçu 21ª campanha nacional de vacinação contra a influenza(gripe)
#Saúde 22/04/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Campanha de vacinação contra a influenza(gripe) já começou e vai até 31 de maio O período de vacinação começou no último de 10 de abril deve se estender até 31 de maio
#Saúde 06/04/2019 SECRETARIA DE SAÚDE 07 de abril - Dia Mundial da Saúde Uma data criada com a finalidade de conscientizar a população a respeito dos vários aspectos que envolvem a saúde
#Saúde 05/04/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Novo aparelho de Raio-x está sendo montado no Hospital e Maternidade Geraldo Lacerda Botelho Este aparelho é ainda melhor, mais potente com menor irradiação ao paciente
#Saúde 20/03/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Comunicado importante O serviço de radiologia estará passando por manutenção entre os dias 18 de março e 02 de abril de 2019
#Saúde 15/03/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Agentes Comunitários de Endemias passam por capacitação em Caririaçu A capacitação teve o apoio total da administração governando para o povo
#Saúde 13/03/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Agentes Comunitários de Saúde passam por capacitação em Caririaçu O evento foi realizado no auditório da secretaria de saúde
#Saúde 09/03/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Compromisso com a saúde da população é uma realidade na gestão do prefeito Edmilson Leite A CAF, fica localizada na Rua José Borges no centro da cidade, em frente a praça Padre Augusto
#Saúde 28/02/2019 SECRETARIA DE SAÚDE “Carnaval da saúde” foi mais um evento realizado com sucesso em Caririaçu A secretaria de saúde em parceria com a secretaria de assistência social, trabalho e cidadania, realizou na manhã desta quinta-feira(28), mais uma edição do carnaval da saúde, com o bloco "Prazer e Diversão com Prevenção".

Tanto os profissionais das secretarias envolvidas, quanto os usuários dos programas e projetos assistenciais e a população em geral, participaram de uma aula de zumba, onde os mesmos se exercitaram e se divertiram, tudo ao mesmo tempo.

Houve entrega de quites educativos, palestras educativas, orientações gerais, realização de blitz educativas nos principais pontos da cidade, dentre outros serviços.
O evento aconteceu na Praça Padre Augusto, e contou com a participação de vários profissionais das secretarias envolvidas.

Assessoria de Imprensa
#Saúde 27/02/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Curso de qualificação em desenvolvimento infantil foi realizado em Caririaçu O curso teve como objetivo capacitar os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no cuidado à primeira infância
#Saúde 27/02/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Carnaval da Saúde: Blitz, palestras e entrega de kits educativos será realizado nesta quinta em Caririaçu O evento será na Praça Padre Augusto, a partir da 09:00 horas da manhã
#Saúde 17/12/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeito Edmilson Leite sanciona projeto de lei que reajusta o piso salarial para ACS’s e ACE’s Caririaçu é o 1º município do estado do Ceará a regulamentar este direito aos profissionais
#Saúde 15/12/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Comissão dos conselhos municipais de saúde apresentam demandas ao prefeito municipal No encontro foram apresentadas várias demandas pelas categorias
#Saúde 14/12/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Caririaçu: CAPS realiza confraternização de natal com pacientes semi intensivo Foi um momento de muita alegria vivida pelos pacientes
#Saúde 03/12/2018 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, MULHER, TRABALHO E CIDADANIA Aberta esta manhã a I Semana do Bebê de Caririaçu Será desenvolvida durante toda esta semana, no período de 03 a 07 de dezembro, com uma vasta programação
#Saúde 30/11/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Em Caririaçu será realizada a I Semana do Bebê com vasta programação A semana do bebê é uma motivação através do Selo Unicef
#Saúde 30/11/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Novembro azul e combate ao aedes aegypti: Temas abordados em mais uma ação de mobilização Diversos serviços foram ofertados a população, em especial aos homens
#Saúde 28/11/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Mais uma ação de mobilização será realizada nesta sexta em Caririaçu O evento irá acontecer a partir das 09:00 horas da manhã, na Praça Padre Augusto
#Saúde 13/11/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Novembro azul: Palestra foi realizada na secretaria municipal de saúde Para os futuros enfermeiros foi de grande proveito o encontro
#Saúde 12/11/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos 2018 em Caririaçu Leve seu animal a um dos vários pontos de vacinação
#Saúde 30/10/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de saúde realiza programação especial nos PSFs durante o mês outubro A sífilis foi outro assunto debatido nesses encontros que foi de muito proveito, segundo a organização
#Saúde 26/10/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Mais uma ação de mobilização foi realizada nesta manhã em Caririaçu A ação cotou com a participação de diversos profissionais da secretaria além de médico, enfermeiros, dentistas e educador físico
#Saúde 24/10/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de saúde realiza ação de mobilização na praça Padre Augusto nesta sexta 26 Teremos a presença dos seguintes profissionais: Médico, enfermeiros, dentistas e educador físico
#Saúde 30/08/2018 SECRETARIA DE SAÚDE PSF 5 irá funcionar em horário especial nessa sexta 31 A campanha nacional de vacinação contra o sarampo e poliomielite
#Saúde 07/08/2018 SECRETARIA DE SAÚDE 29 DE AGOSTO - DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi criado em 1986 e tem por finalidade conscientizar a população a respeito dos riscos do tabaco.
#Saúde 06/08/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Começa hoje a campanha de vacinação contra a Poliomielite e Sarampo Segue até o dia 31, em todos os postos de saúde, com vacinas diariamente
#Saúde 30/07/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Hemoce realizará coleta de sangue nesse sábado A partir das 08h:00, se estendendo até às 16h:00, na secretaria municipal de saúde
#Saúde 27/07/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Vacinação, teste rápido, orientação e outros serviços realizados em ação de mobilização na praça O dia 28 de julho é lembrado pelo Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais
#Saúde 19/07/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Julho Amarelo: Dia 27 haverá mobilização na Praça Padre Augusto Será realizado na praça Padre Augusto a partir das 9:00 horas dessa sexta-feira(27)
#Saúde 15/06/2018 SECRETARIA DE SAÚDE PSF 13 foi inaugurado essa manhã no distrito de Cachoeirinha Além do distrito de Cachoeirinha, outras comunidades adjacentes serão atendidas por esse PSF
#Saúde 13/06/2018 SECRETARIA DE SAÚDE PSF-13 será inaugurado nessa sexta-feira no distrito de Cachoeirinha O novo PSF contará com uma excelente equipe de profissionais
#Saúde 08/06/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada A decisão foi motivada pelos efeitos da paralisação dos caminhoneiros
#Saúde 06/06/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Em Caririaçu foi realizado o 1° Fórum de Conselheiros de Saúde O evento aconteceu na manhã esta quarta-feira(06) no auditório do Centro Cultural
#Saúde 29/05/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de saúde promove café da manhã para enfermeiros A confraternização aconteceu no auditório da secretaria
#Saúde 13/05/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Dia “D” de vacinação contra gripe é realizado em Caririaçu: A campanha segue até 01 de junho A população pôde contar com uma equipe de profissionais em cada PSF e ainda na Praça Padre Augusto
#Saúde 11/05/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Dia “D“ da campanha de vacinação contra gripe será neste sábado 12 Haverá mobilização a partir das 08:00 horas da manhã, na Praça Padre Augusto
#Saúde 24/04/2018 SECRETARIA DE SAÚDE HEMOCE fará campanha de coleta de sangue em Caririaçu no próximo sábado HEMOCE – Centro Hematológico e Hemoterapia do Ceará
#Saúde 23/04/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Em homenagem a Abílio Unias, PSF 12 foi entregue a população nesta segunda O prédio foi construído e inaugurado no final da última gestão do prefeito Edmilson Leite(2009-2012)
#Saúde 18/04/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Campanha de vacinação contra a gripe terá início no próximo dia 23 O dia “D” de mobilização será realizado no dia 12 de maio
#Saúde 03/04/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Caminhada contra o mosquito Aedes Aegypti é realizada em Caririaçu Febre amarela, zika, dengue e chikungunya são doenças transmitida pela picada do mosquito
#Saúde 21/03/2018 SECRETARIA DE SAÚDE CAF é abastecida mais uma vez: Cerca de R$60 mil em medicamentos adquiridos desse valor, aproximadamente R$12.000,00 em medicamentos de atenção secundária e cerca de R$48.000,00 em medicamentos par atenção primária
#Saúde 15/03/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Esclarecimentos acerca da indisponibilidade da vacina pentavalente do município A proteção é necessária para bebês que tomam três doses da vacina, aos 2, 4 e 6 meses de idade
#Saúde 20/02/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Caririaçu faz reabastecimento da Central de Abastecimento Farmacêutico São remédios da atenção básica, de alto custo, insulinas especiais e muito mais
#Saúde 09/02/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Com o tema: “Neste carnaval deixe a camisinha entrar na festa”, blitz educativa é realizada em Caririaçu A equipe foi dividida em três, e cada uma ficou em um ponto estratégico
#Saúde 02/02/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Campanha Fevereiro Laranja. Uma vez que este mês foi escolhido como o Mês de Combate Mundial à Leucemia.
#Saúde 26/01/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Caririaçu: Prefeitura assina convênio com policlínica em Barbalha São vários procedimentos realizados por conta da prefeitura de Caririaçu
#Saúde 26/01/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Bairros Palestina e Abílio Unias serão beneficiados com PSF Atualmente os moradores daquele bairro são atendidos do PSF do bairro Bico da Arara
#Saúde 23/01/2018 SECRETARIA DE SAÚDE PSF-04 realiza ação educativa em alusão ao “Mês Roxo” na praça do Pernambuquinho O evento que foi realizado na praça Padre Cícero teve início às 08:00hs
#Saúde 18/01/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Vacina contra febre amarela está disponível em Caririaçu para quem irá viajar O viajante deve procurar Dra. Maysa Kelly, Coordenadora de Imunização e Mobilização Social na Secretaria Municipal de Saúde
#Saúde 11/12/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Vacinação de cães e gatos segue, agora na base dos agentes de endemias Rua Carlos Moirais, 232 - Centro (No 2º piso, do mesmo prédio onde funciona a base do DEMUTRAN).
#Saúde 07/12/2017 SECRETARIA DE SAÚDE “Dezembro Vermelho” é comemorado em Caririaçu As comemorações foi iniciada a partir das 09:00 horas da manhã na praça Padre Augusto
#Saúde 05/12/2017 SECRETARIA DE SAÚDE “Dezembro Vermelho” será comemorado nesta quinta-feira em Caririaçu A campanha terá foco na prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids
#Saúde 17/11/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Comemorações pelo “Novembro Azul” foi realizada esta manhã em Caririaçu Mês da campanha de conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata
#Saúde 16/11/2017 SECRETARIA DE SAÚDE “Novembro Azul” será comemorado nesta sexta-feira em Caririaçu O evento deve começar por volta das 09:00 horas na praça Padre Augusto no centro da cidade
#Saúde 13/11/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos: Profissionais seguem agora pelas comunidades rurais A campanha se estende até o dia 12 de dezembro e visa imunizar o número máximo de animais de todo o município
#Saúde 06/11/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos começa no próximo dia 11 em Caririaçu O dia “D” da campanha desse ano já irá acontecer na abertura
#Saúde 31/10/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Raio X: Aparelho adquirido em setembro já está sendo montado no Hospital de Caririaçu Os profissionais da empresa contratada, compareceram ontem (30), na unidade hospitalar para começar a montagem deste importante instrumento
#Saúde 23/10/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de saúde realiza dia “D” e abre a semana da saúde bucal em ação na praça Padre Augusto Irá acontecer palestras, autoanalises, entrega de panfletos educativos, e atendimentos a respeito do outubro rosa
#Saúde 11/10/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria municipal de saúde entrega fardamentos e equipamentos para ACS’s em evento em Caririaçu No evento comemorava-se também o dia do agente comunitário de saúde, bem como agentes de endemias
#Saúde 29/09/2017 SECRETARIA DE SAÚDE CAPS Caririaçu realiza caminhada para comemorar o setembro amarelo de prevenção ao suicídio Durante todo o mês, foram ministradas palestras, tanto para os pacientes como para os profissionais do CAPS
#Saúde 22/09/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Município adquire máquina de raio x e o equipamento já está em Caririaçu O equipamento foi entregue no hospital na tarde de ontem
#Saúde 22/09/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Mais duas crianças nascem no hospital e maternidade Geraldo Lacerda Botelho A Senhora Viviane, residente no Sítio Periperi, deu à luz a uma criança do sexo masculino
#Saúde 19/09/2017 SECRETARIA DE SAÚDE SMS promove treinamento para técnicos de enfermagem em Caririaçu Trata-se do treinamento em sala de vacina
#Saúde 16/09/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria municipal de saúde realiza dia “D” de vacinação em Caririaçu A campanha de multivacinação e atualização da caderneta de vacina, que começou no último dia 10 e segue até o próximo dia 22
#Saúde 15/09/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Dia “D” de vacinação da campanha de multivacinação será amanhã 16 Das 08:00hs as 16:00hs, todos os PSF’s estarão abertos para receber o público-alvo da campanha
#Saúde 12/09/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Escolas recebem profissionais da saúde, que dão palestra sobre alimentação saudável em Caririaçu Hoje os profissionais estiveram na escola de ensino infantil e fundamental Maria Floscoelli, no bairro José Augustinho
#Saúde 08/09/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Campanha de multivacinação começa na próxima segunda-feira em Caririaçu O dia “D” de vacinação será no próximo dia 16
#Saúde 04/09/2017 SECRETARIA DE SAÚDE UTI móvel de Caririaçu agora está apta para socorrer vítima em estado de urgência e emergência O anúncio da aquisição de equipamentos para o veículo foi feito na manhã de hoje (04)
#Saúde 17/08/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Dia “D”: Setor de imunização vacina adolescentes nas escolas de Caririaçu A vacina contra o HPV é destinada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos
#Saúde 17/08/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Caririaçu recebe mais de R$ 78 mil em medicamentos O CAF Central de Abastecimento Farmacêutico foi reabastecido
#Saúde 14/08/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Dia “D” de vacinação contra HPV e meningite C acontecerá na quarta-feira em Caririaçu A vacina é a melhor prevenção!!!
#Saúde 10/08/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Curso básico de enfrentamento da epidemia da Aids na população LGBT é aplicado para profissionais da saúde de Caririaçu O treinamento de 40 horas, está sendo feito pelo Dr. Mauricio Lopes, que é infectologista, professor da UFC
#Saúde 07/08/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Vacinação nas escolas: Doses contra HPV e meningite C estão sendo oferecidas nas escolas O papilomavírus humano (HPV), responsável por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero
#Saúde 31/07/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Doenças raras: Secretaria de saúde promove palestra sobre o assunto A Secretaria Municipal de Saúde, secretária Dra. Bruna Valeriano, promoveu na manhã de hoje, (31), palestra sobre doenças raras. Muitos profissionais das mais diversas áreas da saúde do município estiveram participando do evento, que fora realizado no auditório da secretaria já citada.

O que são:

Doenças raras são aquelas que afetam relativamente poucas pessoas em todo o mundo e que possuem pouco conhecimento científico. São mais difíceis de serem tratadas e é também difícil encontrar informação sobre elas. São doenças que ainda precisam ser muito estudadas e muitas delas não têm cura.
Alguns exemplos de doenças raras são:

· P
rogeria: Uma doença em que a pessoa começa a envelhecer com muita rapidez;
·
Porfíria: Causa cor arroxeadas na urina e nos dentes quando está atacada.
· Doença
de Wilson: Doença genética que gera dificuldade em digerir o cobre dos alimentos;

É muito comum que pessoas que sofram com alguma doença rara desenvolva também uma depressão, por não encontrar apoio e não encontrar uma solução para o seu problema. Caririaçu deu um passo adiante e juntou vários profissionais da saúde para debater o assunto.

Enfermeiros, agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem e médicos, estiveram no evento, adquirindo mais conhecimento sobre o assunto. A palestra foi ministrada por Marcelo Teixeira e Sarah Câmara, que tem suas atividades incentivadas pelo instituto Biomarin

Assessoria de Imprensa
#Saúde 25/07/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Mais 84 bolsas de sangue são coletadas em campanha em Caririaçu 151 bolsas foram coletadas nas duas campanhas
#Saúde 19/07/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Campanha de vacinação contra HPV segue em Caririaçu A vacinação prossegue até o mês de agosto, e no dia 16 será o dia ?D? de vacinação nas escolas
#Saúde 07/07/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Hemoce fará campanha de coleta de sangue em Caririaçu Será sábado, dia 22 de julho, a partir das 08h:00hs
#Saúde 14/06/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Caririaçu atinge a meta de vacinação contra gripe e vacina 91,47% do público-alvo Com 5.435 aplicadas contra o vírus de influenza ou gripe
#Saúde 09/06/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Equipe de imunização da SMS realiza vacinação na praça Padre Augusto no último dia da campanha Até o último dia (07) Caririaçu havia vacinado 87% do público-alvo
#Saúde 08/06/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Com 87% do público alvo imunizado, campanha de vacinação contra a gripe vai até amanhã em Caririaçu A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi prorrogada até o próximo dia 9 de junho
#Saúde 27/05/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada O Ministério da Saúde decidiu prorrogar a campanha de vacinação contra a gripe até o dia 9 de junho
#Saúde 23/05/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Campanha de vacinação contra gripe termina na próxima sexta-feira em Caririaçu 68,16% do público-alvo em Caririaçu já recebeu a vacinação
www.caririacu.ce.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 11:33:28