Notícias

Vacinação nas escolas: Doses contra HPV e meningite C estão sendo oferecidas nas escolas

O papilomavírus humano (HPV), responsável por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero

Profissionais que compõem o PSF VI, estiveram na escola Raimundo Bezerra Lima (Foto: Assessoria de Imprensa)

A secretaria municipal de saúde, secretária Dra. Bruna Valeriano, através do setor de imunização está realizando a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) e meningite C, nas escolas da rede municipal de ensino.

Durante a tarde de hoje, segunda-feira (07), profissionais que compõem o PSF V, estiveram na escola Raimundo Bezerra Lima, conjunto Santo Antônio, fazendo a vacinação nos adolescentes. Tanto a 1ª, como a 2ª dose da vacina.

O papilomavírus humano (HPV), responsável por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero, até 90% das verrugas anogenitais e, ainda, outros tipos de câncer que podem estar associados ao vírus - vagina, vulva, pênis, anus e orofaringe. A vacina contra o HPV está disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, com esquema de duas doses, a segunda dose seis meses após a primeira.

Este ano, pela primeira vez, a vacina contra o HPV é disponibilizada para meninos. Segundo o Ministério da Saúde, a ampliação da faixa etária de meninos para 11 a 14 anos de idade fortalece as ações de saúde na população masculina e possibilita a prevenção da ocorrência dos cânceres de pênis, anus, orofaringe e verrugas genitais. A vacinação de meninos, diz o Ministério, contribui para o aumento da proteção também nas meninas, impactando nas próximas décadas o perfil epidemiológico das infecções atribuíveis ao HPV em ambos os sexos.

As doses já são ofertadas normalmente nos PSFs e na própria secretaria, mais com essa ação, a ideia é que se vacine ainda mais do que o esperado, em camoanhas anteriores, afirma Maysa Kelly, coordenadora de imunização.Aos pais e responsáveis, a secretaria de saúde sugere levar meninas e meninos na faixa etária indicada para se vacinar contra o HPV, sem esquecer o cartão SUS. A intensificação da estratégia de vacinação prossegue até o mês de agosto. E no dia 16 será o dia D de vacinação nas escolas.

Assessoria de Imprensa

 

Deixe seu comentário

Prefeitura Municipal de Caririaçu

LOCALIZAÇÃO

 Parque Recreio Paraiso, nº S/N Paraiso

 Tel: (88) 3547-1122 | 3547-1159

 

REDES SOCIAIS